Toda empresa possui eventos econômicos e financeiros. O primeiro refere-se a obrigações ou direitos que já existem e são reconhecidos pela empresa, ainda que não tenham gerado movimentação financeira efetivamente. O segundo trata-se basicamente de todos os pagamentos e recebimentos ocorridos em nome da empresa, seja em espécie (dinheiro), no banco ou por algum dos sócios.

Assim, mês de competência é o que chamamos aqui de evento econômico, ou seja, quando nasceu a obrigação de pagar ou o direito de receber.

Exemplo:

Para entender pense na seguinte situação: imagine que você tenha comprado um computador no valor de R$ 4 mil para a sua empresa no mês de março, mas você fez essa compra parcelada em duas vezes, sendo a primeira à vista e a segunda para o mês seguinte (abril). Pois bem, neste caso, o mês de competência será sempre março, quando foi efetuada a compra (evento econômico). Mas essa negociação vai gerar dois lançamentos de R$ 2 mil cada (eventos financeiros), sendo o primeiro em março (no próprio mês de competência) e o segundo em abril, mas com mês de competência sendo março.

Selecionando o mês de competência no seu extrato:

No momento em que você estiver classificando suas movimentações, você encontrará o campo "Mês de Competência" ao editar um lançamento. Aí, com base nos conceitos que falamos acima, fica fácil identificar esta informação.

1. Depois de importar o Extrato OFX da sua conta bancária, escolha o lançamento que você deseja completar e clique em "Ver detalhes";

2. Clique em "Competência" para alterar o mês e o ano de competência;

3. Preencha o restante das informações e clique em "Confirmar" para finalizar a classificação deste lançamento.

Se quiser mais informações, acesse:

> Guia de Tutoriais do Módulo Finanças

Caso precise de alguma ajuda, estamos à disposição! 😀

Encontrou sua resposta?